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18 de Abril de 2024

Direito do Consumidor

Falha na prestação de Serviço

Publicado por Lucas Velozo
há 8 anos

DIREITO DO CONSUMIDOR

Falha na prestação de Serviço

Infelizmente as empresas de prestação de serviços de televisão a cabo vêm desrespeitando o consumidor diariamente.

Causando transtornos e lesando uma série de direitos daqueles que celebram contratos com essas empresas.

Na Luta pelos Direitos dos Consumidores, os Advogados LUCAS VELOZO E DORVAL DOMINGUES permanecem atentos a essas injustiças e defendem o dever indenizar o Consumidor que teve seus direitos lesados.

E assim, mais uma vitória foi alcançada na 1ª Instância no processo tombado sob o nº 0107498-21.2015.8.05.0001 que tramita 16ª VSJE DO CONSUMIDOR EM SALVADOR.

É como se vê na sentença abaixo.

SENTENÇA

(...) Assim, restou configurada, sem dúvidas, a má prestação de serviços pela Empresa Ré que, no mínimo, gerou constrangimento e perturbação à vida do autor, haja vista a necessidade de ingresso no Judiciário para ver solucionado um problema, sem que lhe tenha dado causa.

O Código Civil, por seu turno, preceitua, em seu art. 186, que:

“Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.”

Em relação à forma de fixação do valor de indenização por danos morais, o Des. Luiz Gonzaga Hofmeister do TJ-RS no proc. 595032442, esclarece, de forma meridiana:

“O critério de fixação do valor indenizatório, levará em conta tanto a qualidade do atingido, como a capacidade financeira do ofensor, de molde a inibi-lo a futuras reincidências, ensejando-lhe expressivo, mas suportável, gravame patrimonial.”

Assim, não resta qualquer dúvida que a prática adotada pela acionada é considerada abusiva, causando transtornos ao autor que devem ser ressarcidos, a título de danos materiais e morais.

Desta forma, considerando a Doutrina acima transcrita, bem assim como o posicionamento Jurisprudencial aqui trazido, pode-se resumir os fatores a serem considerados no arbitramento da indenização do dano moral, como sendo o nível econômico e a condição particular e social do ofendido, o porte econômico do ofensor, as condições em que se deu a ofensa e o grau de culpa ou dolo do ofensor.

Posto isto, e por mais que consta dos autos, nos termos do Art. da lei nº 9.099/95 c/c Art. 269, I, do CPC, JULGO, POR SENTENÇA, PROCEDENTE, EM PARTE, O PEDIDO CONSTANTE DA INICIAL (...)

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2 Comentários

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Não entendo vc entra com uma ação, reclamando do mal serviso da empresa o juiz te da razão e a empresa continua persistente no mesmo erro.nao consigo entender. continuar lendo

Fiz uma compra pela internet e o produto descrito no site a prova d´água (10 ATM- grande profundidade) acusou o contrário no primeiro uso que fiz no chuveiro. A loja alegou que eu estou fora da garantia deles de fazer devolução ou troca, pois chegou ao meu endereço tem 12 dias e o prazo era de 7 dias. A autorizada da marca do relógio não tem em minha cidade. Posso exigir da empresa que comprei a troca ou a devolução mesmo passados esses 7 dias que ela usa como"lei"? Caso ela mesmo assim não queira realizar a troca ou devolução posso entrar com processo na justiça?

Desde já agradeço a todos que puderem me ajudar.
Att., Dayana França. continuar lendo